Guia de viagem
Caraguatatuba

Cidade

A maior cidade da região tem 17 praias, todas muito bonitas, algumas tranquilas e outras agitadas e que guardam até hoje nomes e características dos tempos dos nossos primeiros habitantes: Os Índios Tamoios.

Clima

Tropical úmido, com temperatura mínima de 15°C e máxima de 40° C. O clima é amenizado porque sopra um vento constante, pela manhã, em direção ao mar  e à tarde em sentido inverso.

Vegetação

Típica de Mata Atlântica com árvores como Jequitibás, Canelas, Cedros, Jatobás, Ipês, Guapuruvus, Quaresmeiras, Campos Graminosos e de Samambaias, com vegetação de mangues que guardam cachoeiras e rios que desembocam no Mar.

Praia da Cocanha

A Praia da Cocanha é uma das praias mais belas do município de Caraguatatuba. Formada principalmente por pescadores artesanais e suas famílias e com excelentes opções de hospedagem, atrai diversos turistas, tornando-se uma das mais procuradas da região.

O belo cenário e formado por coqueiros, rios e vista das ilhas Cocanha e do Tamanduá. O mar calmo e de águas claras e uma série de características, sendo uma praia boa para crianças, pois é rasa e, normalmente, limpa atrai famílias e adeptos do caiaque e do mergulho de observação. A infraestrutura inclui quiosques, bares e restaurantes.

Há também praias de águas agitadas próprias para esportes como o Surf, Body Board, praias excelentes para esportes náuticos e praias que se transformaram em verdadeiros pontos de encontro com inúmeros quiosques e bares de praia.

Com pouco mais de dois quilômetros de extensão e 12 quilômetros do centro da cidade sentido Ubatuba. A Praia da Cocanha se situa ao lado da Praia de Massaguaçu, separando estas, o Rio Gracuí. A Cocanha possui excelente estrutura com bons restaurantes, quiosques e lanchonetes. E em frente à praia existem vagas para estacionar veículos.

Possui a maior Fazenda de Mexilhões do estado de São Paulo. Pescadores locais produzem em torno de 8 mil toneladas por ano e pode-se fazer passeios de barco para conhecer o cultivo.

É uma cultura ecologicamente correta, pois promove o repovoamento do ambiente marinho, protegendo o bima da região.

A cultura também impede que os mexilhões sejam retirados das paredes de costões, onde devem estar para um bom equilíbrio ecológico.

Os mexilhões são amplamente utilizados na culinária, em risotos, paejas, pratos de massas com frutos do mar e muitos outros. Na praia da Cocanha existe um rancho de pescadores, e em contato com eles você pode agendar um passeio para conhecer de perto o cultivo desses mariscos, os próprios pescadores servem de guia para mostrar e explicar como funcionam os criadouros.

História de
Caraguatatuba

História de Caraguatatuba que se mistura com a do Brasil.
Caraguatatuba pode ser considerada uma das cidades mais belas de todo o litoral brasileiro graças às suas belezas naturais.

Os primeiros sinais de povoamento surgiram após 1534, quando o rei Dom João III de Portugal dividiu o Brasil em 15 Capitanias Hereditárias e as entregou em regime de hereditariedade a nobres, militares e navegadores ligados à da Corte.

O objetivo do reino português era facilitar a administração e acelerar a colonização das recém-ocupadas terras brasileiras, foi criada então a Capitania de Santo Amaro, que se estendia da foz do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, até Bertioga.

Esta porção de terra foi entregue ao navegador Pero Lopes de Sousa, um nobre português de destaque na época. Mas Caraguatatuba surgiu apenas no século 17, por meio da concessão de Sesmarias um instituto jurídico criado pelo Império de Portugal para distribuição de terras a particulares para a produção de alimentos. Nos primeiros anos de 1600 o capitão-mor Gaspar Conqueiro doou a Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge a porção de terra localizada na bacia do Rio Juqueriquerê.

Foi exatamente naquele ponto que a cidade começou a nascer entre 1664 e 1665 que surgiram sinais de povoamento, com a construção dos primeiros prédios, como a pequena igreja de Santo Antônio, santo padroeiro da cidade de Caraguatatuba.

Características
Cidade agradável, habitada por um povo simpático e hospitaleiro, que se alegra em compartilhar suas paisagens com os visitantes do mundo inteiro. Cidade que encanta à primeira vista com sua paisagem paradisíaca. Atrações surpreendentes fazem parte da localidade. Todas as emoções, alegrias e paisagens tornam-se imensamente mais incríveis quando desfrutadas ao vivo.

Clima: Tropical
Temperatura Média: 22º C
Localização: Município da Região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo.

Limites:

  • Norte: Ubatuba
  • Sul: São Sebastião
  • Leste: Oceano Atlântico
  • Oeste: Salesópolis.

SP-070 | Rodovias Ayrton Senna da Silva e Governador Carvalho Pinto
SP-099 | Estrada dosTamoios.

CONDIÇÕES DAS ESTRADAS
DERSA: Informações das estradas e em tempo real. Clique AQUI
Nova DUTRA: Veja pedágios, tarifas e as condições da rodovia Presidente Dutra. Clique AQUI
Veja como chegar a Caraguatatuba a partir de sua localização: Clique AQUI

Distâncias

  • São Paulo 173 km
  • Santos 237 km
  • Rio de Janeiro 402 km
  • São José dos Campos 84 km
  • São Sebastião 25 km
  • Campinas 231 km
  • Ubatuba 52 km
  • Campos do Jordão 160 km
  • Ilhabela 28 km
  • Paraty 126 km
Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?